quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


Como administrar seu dinheiro

Manter as contas equilibradas e não gastar mais do que se ganha é um grande desafio. Outro grande desafio é chegar ao final do mês com um saldo bancário positivo, pois para muitas pessoas isso é algo impossível. Mas, tudo isso acontece por conta dos baixos salários e os preços altos de tudo no mercado.
A educação financeira vem do berço e uma boa educação fará com que uma pessoa saiba gastar seu dinheiro sem maiores problemas, mas para isso é necessário que os pais ensinem seus filhos a poupar dinheiro para que não passe por maiores problemas quando se tornar adulto e para não passar por dificuldades.
A falta de uma disciplina financeira pode trazer para a pessoa tanto problemas financeiros como também problemas emocionais, pois a falta do dinheiro traz consigo sentimentos de inferioridade e de insegurança diante das outras pessoas que estão financeiramente bem.
Por isso, ser educado pelos pais desde pequeno, a saber como planejar os gastos financeiros, comprar somente aquilo que realmente é necessário, não gastar dinheiro com coisas supérfluas, pesquisar valores são algumas das dicas para saber como administrar bem nossas finanças futuramente. O negócio é saber gastar sem que isso possa lhe comprometer financeiramente.
Por isso, a primeira coisa para se ter dinheiro sempre é administrar corretamente os seus ganhos e os seus gastos, sendo o ganho maior que o gasto, por isso, se você já está devendo mais do que ganha o negócio é fazer um plano em que você dedique uma porcentagem do seu pagamento para sanar as dívidas. Veja aqui um plano que pode ajudar você e a muitos a não entrar no vermelho:
70% dos nossos gastos são com despesas como água, luz, aluguel e telefone;
15% do nosso salário pode ser gasto com diversão, afinal todo mundo merece, pois trabalhamos o mês inteiro e por isso precisamos de um pouco de diversão;
10% invista, pois dinheiro traz dinheiro, por isso, coloque em uma poupança ou faça algum outro tipo de investimento;
5% do seu salário guarde para imprevistos, pois isso uma hora pode te salvar.
Além disso, você deve planejar seus gastos e ver se cabem no seu orçamento familiar, se gastou a mais é hora de reformular tudo de novo e evitar gastos supérfluos.
Os principais vilões do bolso são: cartão de crédito, cheque especial, amigos, casamentos, aniversários, datas comemorativas, telefone celular, compras, roupas e sapatos.


Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!