terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Internacional



Publicado em 14/02/2012 às 20h55:
Irã vai divulgar mais avanços nucleares, diz agência russa

Objetivo é mostrar que país tem condições de negociar de igual para igual com potências
Aparentemente, o Irã pretende com isso mostrar que as sanções internacionais ao seu programa nuclear não estão afetando os progressos técnicos dessa atividade, e que o país está em condições de negociar de igual para igual com as grandes potências.Em despacho enviado de Teerã, a agência disse que o funcionário Ali Bagheri, subsecretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, informou que o presidente Mahmoud Ahmadinejad participará da cerimônia no reator, que atualmente opera com combustível fornecido pela Argentina na década de 1990, material que já está quase esgotado.
Os Estados Unidos e outros governos ocidentais suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares secretamente, o que Teerã nega, alegando que seu programa está voltado exclusivamente para fins pacíficos.
A reportagem da RIA citava poucos detalhes e não deixava claro se a novidade está ligada ao anúncio, feito no mês passado pelo Irã, sobre a fabricação e teste de cápsulas de combustível para uso em usinas nucleares.
Diplomatas dizem que no passado o Irã às vezes supervalorizava seus feitos nucleares para ter mais força nas negociações sobre o programa atômico.

Postar um comentário