sábado, 17 de março de 2012

Como lidar com o stress na hora da entrevista?


Por Fabíola Lago

O momento da entrevista é um momento tenso para a maioria das pessoas, pois é um momento em que, o seu futuro profissional está em jogo.

Esta é uma situação de avaliação em que é preciso se pensar com clareza e objetividade o que, na maioria das vezes, não acontece. A emoção e um intenso diálogo interno costumam liderar a cena, alimentando o stress e o medo.


Como fazer para mudar este padrão?

Procure pensar que esta é mais uma oportunidade que surgiu. Não coloque como sendo o trabalho da sua vida, pois isto torna a situação de um tamanho que você tende a se sentir incapaz de lidar.
Comprometa-se a fazer o seu melhor. Evite pensamentos do tipo: “Tenho que passar”. Isto gera uma cobrança interna absurda, o que diminui seus recursos. O jeito mais provável de falhar é se obrigar a acertar. 
Pense que esta é uma oportunidade que você e a empresa estão tendo para se conhecer.
Crie mais recursos internos. Há um exercício, de PNL (Programação Neurolinguística), que pode te ajudar.
 Feche os olhos e se recorde de uma situação do passado em que viveu um momento de tensão semelhante a este, pode ser uma entrevista que já fez, ou algo parecido.
Perceba qual o recurso que se você tivesse naquele momento, você teria se saído melhor. Por exemplo, se eu estivesse mais calmo eu teria me expressado melhor.
Busque na sua vida, um momento em que se sentiu muito calmo. E através da sua imaginação, reviva este momento como se ele estivesse acontecendo agora. Procure sentir toda a calma que esta situação lhe causou.
Com esta sensação de calma, volte e reviva a experiência que havia te gerado tensão. Perceba o que mudou.

Agora faça uma ponte ao futuro, e se veja na próxima entrevista com a calma que acabou de experimentar.
Repita o exercício por três vezes.

Tire o poder da situação. O cérebro não sabe o que é real e o que é imaginário. O corpo reage ao que imagina. É só você pensar em um limão azedo que o seu corpo já responde a ele. Sabendo disto, perceba que muitas vezes, quando você se imagina na entrevista o seu coração já dispara, a sua respiração muda. Então, brinque com a cena, tire o poder dela. Deixe-a preto e branco, mude o seu tamanho, deixe você grande e o entrevistador pequeno, de um zoom ao contrário, deixe tudo muito distante. Através da sua imaginação, mexa na cena, até um momento em que ela se torne tranquila para você.
Visualize-se trabalhando na empresa que deseja. Entre no site, conheça a empresa, imagine-se indo trabalhar, visualize o seu dia a dia lá dentro. É importante que você possa experimentar que pode viver esta realidade que deseja.

Aprenda a lidar com a frustração. Caso você não seja selecionado, é natural que você fique frustrado, mas se puder, apenas reflita sobre o que aprendeu e sobre o que pode fazer para melhorar na próxima. Procure não deixar que o diálogo interno tome conta e destrua você. Muitas vezes, o que impediu a sua contratação, foi que você não se enquadrava no perfil que eles procuravam o que não necessariamente é uma crítica a você.

Por fim, não desista se não foi desta vez, será na próxima. A determinação e a persistência são fundamentais para se obter o sucesso que se almeja! Como disse Dalai Lama: “Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superar todos os obstáculos…”
Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!