quarta-feira, 7 de março de 2012


Como parar de Deixar as Coisas para Última Hora: Pare de Procrastinar

Você já ouviu falar em “Procrastinação“??? A palavra pouco conhecida faz parte da vida de muitas pessoas e indica um comportamento crônico nocivo, embora muito comum. Procrastinar é nada mais do que “deixar para amanhã o que se pode, ou melhor, deve fazer hoje“.

Parece inofensivo dar aquela “embromada básica” mas não é. Isso porque  esse comportamento é prejudicional, principalmente para a vida acadêmica e profissional de um indivíduo. Aquele aluno que só faz a lição na última hora pode parecer preguiçoso, mas se não mudar o hábito corre sérios riscos de virar um adulto procrastinador.
O hábito de deixar aquelas tarefas “chatas” para depois (os estudos, o regime alimentar, as práticas físicas, o abandono de um vício, passar a economizar) é muito comum, mas não pense que ele é normal. Algumas pessoas chegam a se enganar com desculpas para fugir  da atividade.
Os piores efeitos deste tipo de comportamento são sentidos a longo prazo. Isso porque além do mal desempenho em provas e do insucesso profissional, o hábito de procrastinar gera uma insatisfação pessoal difícil de ser explicada. É como se a pessoa olhasse para trás e percebesse quanto tempo foi jogado fora por falta de ação.

 Formação de um “enrolador” geralmente começa na infância, o que torna necessário um cuidado especial dos pais. É preciso evitar que seus filho seja criado com excesso de proteção ou excesso de cobrança. O primeiro modo fará com que ela se sinta insegura para agir e o segundo criará uma espécie de perfeccionismo  que leva a postergação.

Se você já é um procrastinador assumido, confira as dicas que nós separamos:
  1.  Adquira o hábito de realizar suas tarefas assim que as recebe, para evitar que elas se tornem urgentes;
  2.    Pense nos benefícios da realização da tarefa;
  3.  Se a tarefa for muito trabalhosa, divida-a em partes e vá realizando uma a uma, com um pequeno intervalo entre elas;
  4.  Se organize fazendo anotações e criando cronogramas;
  5.  Comemore a finalização de cada tarefa e pratique alguma atividade prazerosa em seguida como recompensa;


Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!