terça-feira, 13 de março de 2012

Curiosidade


Como calcular o gasto da energia elétrica

Hoje em dia, economizar energia é um dever de todos, e ter o conhecimento daquilo que você usa em casa é primordial. O que será que gasta mais: meia hora debaixo de um chuveiro ou 6 horas com o computador ligado?

Em primeiro lugar, qualquer aparelho ligado na tomada consome energia elétrica, mas o que você precisa saber é atacar aqueles aparelhos que realmente provocam o aumento exagerado na sua conta de luz.

Muitas vezes implicamos com certos aparelhos que ficam no standby e esquecemos outros que são os verdadeiros vilões do consumo de energia elétrica, enquanto os primeiros ao serem desligados reduzem em parcos centavos na sua conta, os que são os verdadeiros vilões podem até reduzir cerca de 50%. Mas, como isso?
Vejamos: todos os aparelhos elétricos consomem energia elétrica, logo eles dissipam uma determinada Potência, que representa a taxa de variação da energia com o tempo, que é medida em watts(W). Quanto maior o valor em watts, maior será tal consumo de energia. Um aparelho em standby pode consumir cerca de 6W(ou um pouco mais, leia o manual do aparelho), enquanto que um secador de cabelos consome, em sua máxima potência, algo em torno de 3000W! Sobre a grandeza energia elétrica, na conta de luz ela é medida em kWh, ou quilowatt hora. O calculo do gasto de energia de qualquer aparelho elétrico é dado por:

Energia elétrica = Potência elétrica/1000 x tempo gasto em horas

Portanto, para um aparelho em standby durante um dia inteiro teremos:

6/1000 x 24 = 0,144kWh

Agora, um secador usado durante meia hora:

3000/1000 x 0,5 = 1,5kWh

Ou seja, nessas condições, o secador gasta aproximadamente 11 vezes mais energia do que o standby!

Se ainda quiser saber o gasto em reais, você deve verificar na sua conta quanto custa 1(um) kWh em sua cidade. Vou usar o valor de 30 centavos (R$0,30), que é a média aqui na cidade de São Paulo.

Para o aparelho em standby: 0,144 x 0,30 = 0,0432 ou cerca de 4 centavos

Para o secador teremos: 1,5 x 0,30 = 0,45 ou 45 centavos

Logo, com base nestes cálculos, quem deveria realmente ser atacado? Extrapole esses cálculos para um mês, não vá cair da cadeira!

Agora, faça você os cálculos para o questionamento dado no início, considerando uma ducha, que possui uma potência de 4400W e um computador com impressora, que aproximadamente consome 250W, e tire as suas conclusões.

Outro detalhe: para saber o cálculo final em um mês inteiro, lembre-se que são 30 dias, e que cada dia tem 24 horas.

Energia elétrica, sabendo utilizar não vai faltar!
Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!