quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

APRENDA FALAR EM PÚBLICO

Google imagem
Você ao apresentar um trabalho na faculdade ou na escola fica tremendo? gagueja? ou até fala coisas sem sentido na hora?? Então continue lendo para aprender algumas dicas de como melhorar a sua comunicação oral.
Escolher palavras certas e falar com clareza não é tão simples assim, uma dica é falar devagar e treinar o texto antes. Se for algo muito importante, treine no espelho, no banheiro, antes de dormir…
Aprenda a escutar e entender o que as outras pessoas dizem, é um ótimo momento de evoluir a sua fala.
Preste atenção na reação dos ouvintes, faça com que eles se interessem, uma pequena brincadeira ou até uma dinâmica é uma ótima solução.
Vá direto ao assunto, seja objetivo, ninguém quer escutar você falando que está nervoso ou que fez o trabalho no computador do seu vizinho.
Você deve passar uma informação por inteira para o receptor, pra isso fale a língua dele, adapte e traduza seu discurso à faixa etária, formação e interesses do ouvinte.
O que vale muito também é sua expressão corporal, as vezes vale até mais que a própria fala, então gesticule o que você sente, mais seja limitado, uma dica é nunca levantar seu braço a cima da testa e nunca descer abaixo da cintura.
Não cruze os braços, não deixe seus ombros caídos e jamais boceje.
Fale de pé, sua voz sai mais centrada e sonora. E por ultimo o elemento mais importante, a voz, cuidado com o tom, com o volume e com a intonação.
Treine e leia, este é o segredo.

Fonte: Redação do "Se Ligue Dicas"
Postar um comentário