segunda-feira, 9 de abril de 2012

Brasil é o país mais receptivo para turistas estrangeiros


Do R7
 
Em lista com 20 países, Brasil foi eleito por turistas como o mais receptivo com visitantes estrangeiros

O Brasil é o país mais amigável para os turistas de outros países, indica uma pesquisa realizada pelo site Skyscanner.com, especializado em venda de passagens, reservas de carros e hotéis. O país ficou na última posição e recebeu apenas 0,08% dos votos do estudo.

Para Mateus Rocha, diretor de desenvolvimento de mercado do site no Brasil, a liderança se explica pelo receptividade que o brasileiro tem com os visitantes.

- Geralmente, os brasileiros são acolhedores e abertos aos turistas.

O levantamento recebeu a opinião de 1.200 pessoas de países da Europa, América do Norte e Austrália e levou em conta os votos coletados pelo próprio site com a ajuda de newsletters e das redes sociais. A votação tinha 20 países candidatos ao posto de mais e menos hospitaleiro do mundo.

Na contramão, a França aparece no primeiro lugar da lista entre os países mais rudes com os turistas de outros países, com 19,2% de desaprovação dos visitantes estrangeiros.

A fama de arrogante dos moradores da França foi comprovada na pesquisa, segundo a qual “os franceses são conhecidos pelos vizinhos da Europa pela sua cultura ríspida e rude, especialmente quando estão lidando com turistas estrangeiros”.

Para o editor do site, Sam Baldwin, os resultados estão mais ou menos de acordo com o esperado.

- Não é surpresa a França ser escolhida o país mais rude para os turistas. Parece ser um estereótipo comum, embora possa não ser efetivamente uma verdade.

Confira também
Cidade americana é arrematada em leilão

Taxistas fazem curso de idioma para Copa

Brasil endurece entrada de espanhóis
O mais interessante, segundo Baldwin, é o que os ingleses pensam deles mesmos. A Inglaterra ficou na terceira colocação da lista.

- Cerca de 60% das pessoas que responderam eram inglesas e, mesmo assim, eles ajudaram a colocar a Inglaterra na terceira posição dos países mais avessos aos turistas.

Em outra pesquisa do site para descobrir os piores turistas do mundo, os ingleses já tinham votado em massa em si mesmos, lembra o editor.

A preponderância de respondentes da Inglaterra também ajuda a explicar a liderança do ranking de aversão aos turistas estrangeiros da França. Isso porque existe uma rivalidade histórica entre os dos países.

A Rússia ficou na segunda colocação do ranking. Para Tatiana Danilova, diretora do site no país, a falta de tato para lidar com os turistas estrangeiros faz parte da cultura russa.

- Os russos podem ser mais diretos quando conversam, o que pode ser considerado por um visitante como uma forma de ser rude. O idioma russo não é tão polido e educado quanto o inglês, então os russos traduzem diretamente do russo para o inglês, o que pode soar desagradável para o turista estrangeiro, ainda que o russo não queira ser deselegante.
Postar um comentário