sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como se comportar no primeiro emprego?


Quais são os cuidados necessários para adquirir uma boa imagem no primeiro emprego? Como montar uma rede de relacionamentos, fazer marketing pessoal e valorizar o próprio trabalho? Muitos jovens em início de carreira sofrem com essas questões, mas há uma solução bem simples para isso. O estágio é uma das ferramentas mais apropriadas para proporcionar experiência.

A maioria dos estudantes não conhece o lado prático de uma organização e acabam confundindo o estágio ou emprego com a continuação do ambiente acadêmico. De acordo com Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube, "é de extrema importância manter uma postura como a de qualquer outro colaborador dentro de uma empresa".
Há diversos detalhes a serem observados e seguidos para começar bem a trajetória profissional. Veja alguns deles:

Cumprimento de horários e normas: Faltar ou atrasar na primeira semana, nem pensar, pois pode parecer falta de comprometimento! Programe-se para chegar com 15 minutos de antecedência.

Relacionamento: É comum o novo colaborador se sentir um pouco deslocado, porém, é importante superar a timidez e começar a se relacionar com as pessoas. Uma atitude de parceria contribui muito para a formação de um bom time de trabalho. Mas cuidado com o excesso de informalidade. Utilize sempre o português correto e mantenha a prática da leitura para aperfeiçoar cada vez mais o vocabulário.

Iniciativa: O ideal é sair em busca de novas tarefas caso o novato perceba que está com poucas atividades, isso evita a dispersão. Não é somente o empregador quem deve ensinar as tarefas ao colaborador, mas também o contrário. Quem não possui experiência sempre têm algo a agregar pela sua própria vivência.

Vestimenta: Algumas empresas adotam estilos formais e outras mais informais. Antes de ingressar em uma organização, já no período do processo seletivo, observe o tipo de roupa comum aos colaboradores e procure trajar-se de acordo. Lembre-se: independentemente do estilo da empresa ou até mesmo da função, roupas de passeio, muito coloridas e maquiagens fortes não são adequadas em ambiente corporativo.

Desenvolvimento de carreira: O mais importante é fazer atividades do seu gosto e não somente as oferecidas pela empresa. Caso não atue na sua área de interesse, intensifique o seu networking dentro da organização. É possível conseguir uma nova colocação em empresas parceiras ou até mesmo ser indicado para processos seletivos de clientes e fornecedores.
Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!