segunda-feira, 30 de abril de 2012

Incubadora Ambiental conhece experiências exitosas de reciclagem em Salvador


Fonte: Ascom/Sema 

Representantes da Incubadora Ambiental da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) vieram conhecer os projetos da área de reciclagem e economia solidária que são desenvolvidos na Bahia. A visita teve como principal objetivo a apresentação de experiências exitosas de gestão de cooperativas de reciclagem no Estado.

No primeiro dia de vista, os representantes da Incubadora conheceram o Centro Público de Economia Solidária, espaço comunitário, onde são oferecidas oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. O coordenador de Políticas Ambientas da Sema, Aldo Carvalho, apresentou o projeto para implantação de uma cooperativa de reciclagem no semiárido. O grupo conheceu também as experiências exitosas de cooperativas locais, tendo a participação da Camapet e Coopers.

O grupo, no segundo dia de programação, visitou a usina de reciclagem da Cooperativa de Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), onde foi apresentado o processo de reciclagem de produtos de plásticos, metal e vidro. Na oportunidade, aconteceu um debate sobre os desafios da implantação de uma cooperativa. 

Para o coordenador do Projeto das Incubadoras Ambientais da Diretoria de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, João Paulo Ribeiro, esse foi um momento oportuno para a Incubadora verificar o cotidiano de uma cooperativa de reciclagem e os desafios para sua implantação e gestão. Foi divulgado no encontro a realização das Conferências Territoriais de Meio Ambiente, que estão acontecendo nos 27 Territórios de Identidade baianos, bem como o edital de apoio aos Projetos de Educação Ambiental, lançado recentemente pela Secretaria.

Fonte: Ascom/Sema
Postar um comentário