segunda-feira, 30 de abril de 2012

Nutricionistas dizem que a dieta precisa ser rica em frutas, legumes e verduras


JULIANA CÂMARA

Alimentação rica em frutas, legumes e verduras é uma das armas contra o câncer

RIO - Uma das armas contra o câncer é optar por uma vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável. A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão diária de pelo menos 400g de frutas, legumes e verduras. Mas, mesmo para quem não tem o hábito de comer estes alimentos, uma pequena mudança já é útil, afirma Fábio Gomes, nutricionista da Área de Alimentação, Nutrição e Câncer do Instituto Nacional do Câncer:
- O ideal é que a pessoa dê um passo de cada vez, não se prenda a este número, pois quem não come frutas, por exemplo, vai achar que nunca conseguirá ter uma alimentação saudável.
A obesidade está relacionada com o aparecimento de uma série de tumores, pois as células de gordura produzem fatores agressivos ao organismo, segundo o especialista. Pensando nisso, O GLOBO pediu à nutricionista Luciana Harfenist que elaborasse um exemplo de cardápio rico em alimentos para a prevenção da doença. É importante que os alimentos consumidos sejam orgânicos, livres de agrotóxicos, e frescos, da época. As quantidades devem ser calculadas de acordo com as necessidades de cada um:

Café da manhã:

Uma porção de frutas escuras (mirtilo, açaí, maçã); uma porção de cereais integrais, como linhaça e aveia, acrescentada de uma unidade de uma semente (castanha-do-pará, nozes, avelã), pão integral com uma pasta feita de nozes, alho, azeite e manjericão, ou queijo cottage com azeite e orégano.

Lanche da manhã:

Suco antioxidante, que pode ser tomado uma vez por semana. Receita: dois dedos de suco de uva integral, duas colheres de sopa de mirtilo, duas colheres de sopa de amora ou framboesa, meia polpa de açaí, uma maçã pequena, uma folha de couve orgânica. Bata tudo no liquidificador com um pouco de água e beba

Almoço:

Salada feita de beterraba, cenoura, nabo, alface escura e roxa. É importante usar o máximo possível de cores diferentes de vegetais pra formar a salada; arroz integral; feijão, peixe assado. A salada pode ser temperada com azeite, óleos essenciais e orégano. Sobremesa: laranja
Lanche: Salada de frutas

Jantar:

Salada com as mesmas características da consumida no almoço; quinoa, lentilha; peixe grelhado. Sobremesa: morango
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