sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como parar de falar dos seus amigos pelas costas


É inevitável fazer um comentário ou outro sobre as decisões ou atitudes dos seus amigos. Mas e quando isso vira fofoca? Confira 8 dicas para parar de falar mal dos seus amigos


Saber algum segredo sobre um de seus amigos é um prato cheio para dividir com o resto do seu círculo de amizades? É muito comum que você queira comentar algumas coisas com os seus amigos, especialmente se você quiser parecer engraçado ou interessante, mas o alvo dos comentários certamente não vai se sentir assim. Na verdade, esse tipo de situação só leva o seu amigo a questionar a sua lealdade.

Se você fala mal de um amigo pelas costas, como ele vai se sentir? É muito importante considerar isso antes de passar uma informação adiante, seja ela uma fofoca ou um simples comentário sobre um desentendimento. Confira 8 dicas que podem ajudar você a considerar melhor antes de falar sobre um amigo pelas costas:


Como parar de falar dos seus amigos pelas costas: 1. Descubra por que você fala mal dos seus amigos

Talvez você acredite que fazer comentários sobre os seus amigos é uma diversão aleatória, mas esse tipo de comportamento pode representar uma série de problemas de relacionamento. Descubra se você se comporta dessa maneira por insegurança, tédio, vingança, humor ou simples falta de cuidado. Saber os motivos que levam você a falar sobre a vida alheia pode ajudar a evitar o problema.


Como parar de falar dos seus amigos pelas costas: 2. Pense nos danos que você pode causar

Se você está pensando em fazer comentários sobre os seus amigos para outras pessoas, pense em como isso pode afetá-los. Coloque-se no lugar do seu amigo e pense se você gostaria de ter a sua vida comentada por outros. Como você se sentiria? O que você teria que aguentar? Se você souber o que seu amigo poderá enfrentar por culpa dos seus comentários poderá pensar duas vezes antes de espalhar fofocas.


Como parar de falar dos seus amigos pelas costas: 3. Seja seletivo

Saiba a diferença entre fofoca e simples informação. Não é maldade nenhuma falar sobre um amigo com os outros, mas isso é um simples comentário ou o assunto poderá ser considerado uma fofoca? Seu amigo gostaria que outras pessoas soubessem disso? Essas são perguntas chaves que você deve fazer a si mesmo antes de decidir compartilhar informações sobre ele.


Como parar de falar dos seus amigos pelas costas: 4. Pense na sua imagem

Pense no que o fato de você comentar a vida dos seus amigos diz sobre você. Considere a imagem que você passa quando fala de seus amigos pelas costas. Se você faz isso com os seus próprios amigos, o que não faz com os colegas ou desconhecidos? Em geral é isso que as pessoas pensam de quem fala pelas costas. Além disso, você pode parecer inseguro.


Como parar de falar dos seus amigos pelas costas: 5. Evite fofocas

Você não precisa, de fato, fazer um comentário para ser considerado “fofoqueiro”. Se você simplesmente estiver em um grupo e algum dos seus amigos disser algo sobre outro que não está presente isso já pode ser considerado fofoca e, esteja seguro, você será incluído na acusação. Portanto, o melhor que você pode fazer é evitar esse tipo de conversa. Mantenha distância das fofocas, não participe desse tipo de conversa e corte o assunto toda vez que alguém sugerir algo desse tipo.


Como parar de falar dos seus amigos pelas costas: 6. Aumente o seu respeito

Isso não significa que você deve se transformar em uma pessoa respeitada – embora isso possa acontecer quando você deixar de falar dos outros pelas costas –, mas sim que você deve aumentar o respeito pelos outros. Procure entender o ponto de vista dos seus amigos antes de fazer comentários sobre eles, respeite-os o suficiente para não questionar os motivos ou mesmo comentá-los com outros.


Como parar de falar dos seus amigos pelas costas: 7. Desculpe-se com o seu amigo se necessário

Se seu amigo ficar sabendo que você andou fofocando a respeito dele, seja humilde o suficiente para se desculpar sobre o ocorrido. Independente de seu amigo aceitar ou não suas desculpas, isso vai mostrar a você que os seus atos têm consequências e que nem sempre elas agradam a todos. Mais que isso, você vai pensar duas vezes antes de se comportar dessa maneira de novo.


Como parar de falar dos seus amigos pelas costas: 8. Não use esse tipo de recurso com estranhos

Se você decidiu que não vai mais falar dos seus amigos pelas costas, fique atento para não começar a fazer isso com outras pessoas, que você conhece pouco ou nada. Pense da seguinte maneira: se os seus amigos são muito amados para que você faça fofocas sobre eles – mesmo conhecendo todos os pontos negativos –, os estranhos são muito pouco conhecidos para isso.


Fonte: Universia Brasil
Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!