terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dicas para utilizar as telas sem prejudicar a visão


Cada nova tecnologia que surge nos faz ficar a frente das telas de notebooks, computadores e tablets por mais tempo. Com isso os grandes prejudicados são os nossos olhos. Porém existem algumas dicas que podem nos ajudar a não prejudicar a nossa visão.

 Fique a uma distância de 50 a 60 cm do monitor

Ficar muito próximo à tela  causará um rápido cansaço em seus olhos, fazendo com que você force-os mais para enxergar. A distância entre 50 e 60 cm  é ideal para que tenha você consiga enxergar nitidamente e não prejudique o seu sentido. Sempre que possível aumente a resolução da imagem, assim não forçará tanto a sua visão.

Pisque mais

Quando estamos prestando atenção em algo tendemos a ficar sem piscar. Com os notebooks não é diferente, quando estamos na frente da tela esquecemos de piscar e nossos olhos tendem a arder devido a falta de lubrifiação. Sempre que possível, pisque.

Iluminação

Duas as dicas são fundamentais para alterar a iluminação e não pejudicar a visão:

Utilize o notebook em locais iluminados, mas sempre evite os reflexos da janela.
Evite utilizar luzes muito fortes (luminárias, lâmpadas) pois elas podem ofuscar a visão
Troque seu monitor
Os monitores CRT (tubos) que são mais antigos fazem com que você force muito mais a visão dos que possuem tela de lcd/led.

Descanse os olhos

Realize pelo menos 2 pausas de 5 minutos durante o dia, de preferêcia olhe para o horizonte, isso é indicado para mudar o foco de visão

EXERCITE SEUS OLHOS

 Alguns exercícios podem ser realizados para a melhorar e descansar a visão:

 “Role” os olhos para todas as direções, essa atividade faz com que você realize movimentos diferentes dos que ocorrem quando estamos olhando para a tela do notebook
 Feche os olhos com bastante força durante 5 segundos, após isso abra os olhos  e não pisque por 5 segundos. Essa atividade deve ser repetida por aproximadamente 8 vezes.

Do Blog BringIT
Postar um comentário