sábado, 4 de agosto de 2012

FAÇA O SEU DEVER DE CASA ANTES DA ENTREVISTA

Com empresas mais conscientes do mercado de trabalho, os candidatos têm que dar o máximo nas entrevistas.

Por John Rossheim
Escritor Sênior do Monster
Era uma vez um candidato que chegou na entrevista, deu uma olhada no relatório anual da empresa, impressionou o futuro gerente com poucas informações e conseguiu o emprego dos seus sonhos.

O conto de fadas do final dos anos 90 raramente se torna realidade hoje em dia. Com empregadores mais conscientes do mercado de trabalho, os candidatos têm que dar o máximo nas entrevistas. Isso inclui uma pesquisa detalhada sobre a vaga postulada, a companhia, a indústria e até o entrevistador.

Sorte sua, muitas ferramentas, muitas delas grátis ou baratas na internet, permitem que você chegue na frente se você está querendo trabalhar duro – ou trabalhar numa cadeira confortável.

Sites de Empregadores

O site do seu futuro empregador é o melhor lugar para ver a companhia como ela quer ser vista. Pesquise o relatório anual, mas também dê uma olhada em “conferências de imprensa” ou “jornais internos” com links para o press-release. Enquanto você digere toda essa informação, pense se a vaga postulada, como detalhada no anúncio, se relaciona com a missão da empresa.

Não pare por aí. Utilize as ferramentas de busca do site da empresa para pesquisar sobre os nomes dos gerentes de RH e quaisquer outros que podem dar as cartas durante a entrevista. “Aprender sobre o entrevistador é provavelmente o que vale mais”, diz Ron Fry, autor das “101 Melhores Respostas às Perguntas Mais Difíceis em Entrevistas”.

Pesquise o Empregador

Depois, pesquise informações essenciais e opiniões sobre o seu futuro empregador. Hoover’s Online oferece descrições, dados financeiros e uma lista de competidores e milhares de grandes empresas.

Sua pensão ou conta de fúndos mútuos com o seu corretor provavelmente terá uma pesquisa mais detalhada sobre empresas e indústrias com capital aberto, e de graça. “Talvez você consiga informações com empresas concorrentes sobre as finanças da sua futura companhia”, diz Joyce Lain Kennedy, colunista de carreiras do Los Angeles Times e autora do livro “Entrevistas de Emprego para Idiotas”.

Novas Fontes

Agora abra os olhos e veja se há publicações ou websites escrevendo sobre o empregador e sua empresa. Você pode encontrar uma vasta gama de notícias no NewLink.org, diz Joyce. É possível buscar publicações nacionais de grande coorporações e usar jornais locais para aprender sobre pequenos negócios e como grandes empresas interagem com as suas comunidade locais. Refdesk.com e bizjournals.com também abrem as portas para notícias sobre empresas e mercados.

Jornais de Negócios

Considerando suas pesquisas até agora, refine até a empresa postulada e a sua posição no mercado em geral consultando jornais de negócios e publicações especializadas. “Procure as várias edições do journal”, aconselha Ron. “Você vai ficar sabendo de novos produtos e do que a indústria está dizendo da sua empresa.”

Talvez seja difícil achar cópias de jornais de negócios em universidade ou bibliotecas públicas. Mas esses jornais estão disponíveis gratuitamente ou por assinatura através dos seus sites. O texto integral de milhares de outras revistas está disponível no banco de dados de periódicos como o ProQuest.com e InfoTrac. Talvez você possa acessar o InfoTrac de grátis pela Internet, usando a sua carteira da biblioteca. Comunique-se com a sua biblioteca local para mais informações.

Diretórios de Mercado

A estas alturas, é provável que você tenha algumas perguntas específicas a respeito da empresa e do cargo. Procure mais informação com outros funcionários ou com outras empresas. “Se você fizer parte de alguma organização profissional, pesquise no seu diretório”, aconselha Marilyn Pincus, autora do livro “Estratégias de Entrevistas que Levam a Ofertas de Emprego”. Se você não pertencer a nenhuma organização, pode se associar a alguma. Pesquise sobre a sua Associação na internet.
Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!