domingo, 6 de janeiro de 2013

6 maneiras de fazer com que as pessoas acreditem em você


Você está começando sua carreira e tem diversas ideias inovadoras. Como fazer com que as pessoas acreditem em você e comprem seus palpites? Por que alguém deveria acreditar em você e na sua empresa?

Mesmo que você tenha uma ótima ideia ou um ótimo time - ou os dois ao mesmo tempo - por que alguém deveria acreditar que você transformará isso em algo real e rentável? Convencer as pessoas de que suas ideias têm algum valor não é uma tarefa fácil, mas com algumas técnicas, a negociação pode fluir melhor. Estas ideias foram tiradas do livro Influence: the Psychology of Persuasion, do renomado psicólogo Robert Cialdini. Confira 6 maneiras de fazer com que as pessoas acreditem em você:

Reciprocidade
Pessoas são mais inclinadas a fazer algo se sentirem que estão retornando um favor ou pagando uma dívida. Portanto, como um empreendedor, ofereça pequenas concessões para seus investidores em potencial. É bem provável que eles pesem a reciprocidade ao tomarem a decisão de investirem em você ou na sua empresa.

Consistência
As pessoas respeitam quem honra seus compromissos. Então, faça por merecer, chegue nas reuniões na hora certa, recorde que eles sempre possam contar com você e cumpra suas promessas. Desta forma, você estará em uma posição melhor para solicitar maior compromisso da parte dos seus investidores.

Prova social
Obtenha provas sociais da sua competência. Quando você vai comprar um produto, você não pergunta para os outros que possuem esta mercadoria para verificar se ela é boa? O mundo dos negócios funciona da mesma forma. Consiga feedbacks.

Autoridade
Não adianta querer se vender sem conteúdo. Para que as pessoas confiem e invistam em você, é necessário que você seja realmente bom. Se você estiver se vendendo antes de ter o que vender, você está pulando etapas.

Empatia
Há uma razão pela qual vendedores de lojas são normalmente jovens e de boa aparência. Quanto mais uma pessoa gosta ou é atraída por algo, mais ela confia. Por isso, seja empático, simpático, genuíno.

Escassez
As pessoas querem o que não podem ter ou que não há. Portanto, inove, seja diferente. Ou então, interprete a escassez de outra maneira: considere a possibilidade de aumentar o preço, ou servir seus produtos por um período limitado. A indústria de diamantes fez isso muito bem. Diamantes não são as pedras mais raras do mundo, mas campanhas massivas de marketing fizeram com que se acreditasse que eles são raros e "para sempre".

Fonte: Redação ALN 

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