terça-feira, 22 de janeiro de 2013

5 Dicas para seu cliente falar bem do seu negócio



Empreender exige muita disciplina para fazer o negócio próprio prosperar. Algumas das grandes dificuldades que os empresários iniciantes passam são a divulgação de seus produtos ou serviços para conquista de novos clientes, a fidelização destes e a manutenção do constante crescimento de demanda dos clientes.

A propaganda é fundamental para que um negócio consiga se manter no mercado e, a divulgação por parte de seus clientes satisfeitos, o chamado boca a boca, hoje é ferramenta fundamental para tal.

Pesquisas mostram que as pessoas consideram as opiniões dos clientes sobre uma empresa ou um produto muito mais relevantes e influentes na hora de decidir se vai contratar um serviço ou comprar algo do que uma propaganda feita pela própria empresa através de anúncios e promoções.

Não é por acaso que os especialistas em marketing dizem que o mercado está na era em que o consumidor é o rei. O antigo ditado “O cliente tem sempre razão.” foi potencializado com a maturidade e conhecimento que os consumidores desenvolveram sobre seus direitos, tanto pelo Código de Defesa do Consumidor como pelos inúmeros sites destinados a divulgação de reclamações sobre marcas.

As mídias sociais também entraram nesta lógica de mercado se tornando aliadas dos consumidores e das empresas idôneas.

Criou-se um senso de apoio coletivo por parte dos cidadãos na hora de fazer escolhas de consumo, o que faz com que todos os dias pessoas divulguem aos seus amigos suas experiências de consumo, o que tem permitido resolver frustrações e gerar alertas em casos de empresas que ofereceram algo ruim; ou divulgar algum bom trabalho feito por empresas competentes.

Frederico Mafra, especialista em marketing e professor do Ibmec, dá algumas dicas de quais atitudes são fundamentais para lidar com as exigências dos consumidores e conquista-los de vez:

Como obter retorno positivo dos clientes para boa divulgação

-Procure manter a excelência no produto ou serviço: Oferecer um produto ou serviço de qualidade é essencial, tanto para potencializar o boca a boca, quanto para evitar conflitos e divulgações negativas de sua empresa;

-Tenha um programa de relacionamento eficiente: Um programa de relacionamento auxilia a marca a tomar iniciativas que a destaquem diante dos concorrentes enquanto promove a satisfação do cliente;

-Determine qual é o seu diferencial: O diferencial do produto ou serviço de sua empresa é importante tanto em termos de publicidade, quanto para a boa reputação diante dos clientes, fazendo com que estes compartilhem a experiência única que viveram com sua empresa;

-Mantenha-se atento as opiniões dos clientes: Acompanhar o que os clientes dizem sobre sua marca é importante tanto para a resolução de conflitos e manutenção da confiança da sua marca no mercado, quanto para perceber oportunidades de marketing ou de evolução e abrangência do seu produto ou serviço;

-Tenha a internet como sua aliada: Mantenha uma presença estratégica nas mídias sociais, blogs e sites. Ignorar críticas e apenas fazer propaganda não é a solução, esteja disposto a dialogar com seu cliente – não converse só sobre seu produto, fale sobre estilo de vida; e tendo estabelecido um vínculo positivo, mostrar o que mais você pode oferecer a ele.

Fonte:dicasdemulher.com

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