sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Artigo - Brasil é o segundo maior sonsumidor mundial de agrotóxico


O Brasil atualmente apresenta-se no plano mundial de uma forma negativa, como sendo o primeiro país no consumo de todos os agrotóxicos produzidos no planeta.
Outrossim, isto quer dizer que o Brasil usa 19% de todos os defensivos agrícolas produzidos no mundo. Nesse ranking os Estados Unidos foi superado pelo Brasil e assumem a 2ª posição com 17%.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso dos agrotóxicos cresceu 93% entre 2000 e 2010 em todo o mundo. No Brasil esse percentual foi superior a 190% em 2010.

Essa cifra (190%) é preocupante. Pesquisadores de instituições renomadas, especialistas no assunto, afirmam categoricamente que o uso de agrotóxicos no Brasil é abusivo, exagerado e incontrolável. Em função disso, atualmente, cada brasileiro anualmente é responsável pelo consumo de 5,7 litros de uma infinidade de agrotóxicos, utilizados principalmente no cultivo dos alimentos que, necessariamente, vão para nossas mesas. O efeito maléfico da ingestão desses produtos foi constatado, recentemente, nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, quando foi detectado acentuado percentual de agrotóxicos no leite materno.

Possivelmente essa crescente demanda resulta do bom momento registrado pelo setor agropecuário e uma forte demanda do mercado chinês. Ouso de agrotóxicos no Brasil faz parte do modelo produtivo adotado na agricultura nacional. “Este modelo da agroindústria é todo sustentado no pacote da revolução verde, que é baseada em uma agricultura químico-dependente. O agrotóxico é parte desse modelo.

Por Zilton Alves de Souza Filho
Mestre em Zoologia Aplicada pela UESC

Postar um comentário