sábado, 26 de janeiro de 2013

Como evitar a desidratação


Como evitar a desidratação
Não deixe seu corpo morrer de sede. O corpo humano tem em média 70% de seu peso formado por água. Quanto maior a quantidade de gordura menor a quantidade de água. Todos os dias eliminamos 2,5 de água através do suor, da urina, fezes etc. A desidratação ocorre quando a relação entre a ingestão e a eliminação de água fica desequilibrada. Se gastarmos grande quantidade do líquido, essa reposição deverá ser proporcional.
No verão a desidratação é mais comum pelo aumento do suor provocado pelo calor, além da maior incidência de diarreia provocada por infecções gastrointestinais. Os sintomas de desidratação leve são: sede, cansaço, palidez, mucosas secas, ressecamento da pele.
Os sintomas de desidratação grave são: moleza, desmaio, tontura, confusão mental.

É importante que seja identificado os sintomas da desidratação leve e grave. Para prevenir ou para tratar a desidratação:

- Beba água em grande quantidade, sempre. A recomendação em dias quentes é cerca de 2 litros por dia.
- Não se esqueça de tomar água ou água de coco quando praticar exercícios físicos.
- Lave e armazene os alimentos de forma adequada para evitar contaminação, vômitos e diarreia.
- Vista roupas leves.
- Em caso inicial de desidratação, o soro caseiro pode ser utilizado. Se mesmo tomando as medidas preventivas, não melhorar, o médico deve ser procurado para que medidas maiores sejam tomadas.

Fonte: guiabrasilblog.com

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