sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Profissional João Faz Tudo


Vamos pensar o que deixa um profissional a beira de um ataque de LOUCURA, isso mesmo, situações que acabam transformando seu dia em um verdadeiro CAUS.
Primeiramente vou criar um ambiente onde temos o João faz tudo, sim, este mesmo profissional que sonhava com uma carreira deslumbrante deixou seu brilho ao dizer o primeiro SIM para atividades fora de suas atribuições determinadas em sua descrição de cargo.
Neste momento cria-se o vinculo da aceitação voluntária, onde todos pensam em você quando algo sai errado ou não querem fazer, não é lá tão ruim assim, mas todos têm limites que devem ser respeitado, mas ao esquecer o limite de cada função, criamos uma situação que torna-se o vício do dia a dia, onde a pessoa pensa, o JOÃO FAZ TUDO.
Primeiramente existe o erro de comportamento, onde se acredita que ao fazer podemos alavancar a carreira ou ser o destaque da empresa, tornando-se a evidência de um profissional capaz de realizar inúmeras coisas ao mesmo tempo, ENGANO SEU.
De outro lado temos um forte candidato ao estresse e até mesmo em muitos casos um profissional desanimado por não ver o seu trabalho ser reconhecido.
A descrição de cargo é o documento onde se cria um perfil de atividades conforme o cargo do funcionário ,é neste que o mesmo deve fundamentar seu dia a dia com total excelência, pois ao esquecer suas obrigações, automaticamente se perde o desempenho e claro seu destaque como um profissional competente.
O planejamento de uma função deve estar claramente baseada em metas, tempo e claro na sua competência de realizar conforme sua formação, porém que tal você parar e avaliar suas ações, onde 3 perguntas devem ser feitas.
Minhas obrigações são realizadas conforme solicitado?
Meu desempenho é satisfatório para empresa?
Meu perfil é semelhante ao JOÃO FAZ TUDO?
Agora se acalme e comece a mudar suas atitudes, auxiliando nas decisões e não somente fazendo algo para agradar ou querer se destacar, destaque-se nos seu melhor e não seja a sombra de outro.
Pense em sua saúde ao ficar demasiadamente estressado por tantas obrigações diárias, crie um planejamento de atividades diárias, impondo sua necessidade de realização.

Por Zafenate Desidério

Postar um comentário