sexta-feira, 15 de março de 2013

Medidas para aumentar sua felicidade no trabalho


Pessoas felizes
Salário nem sempre (ou quase nunca) é sinônimo de contentamento com o trabalho; veja quais os métodos mais eficazes para aumentar seus níveis de felicidade no expediente

Há muito se sabe que satisfação e motivação profissional não estão necessariamente ligadas ao salário que entra na conta todo fim de mês. Talvez, exatamente, por não existirem fórmulas prontas (e fáceis) haja tanta gente sem brilho nos olhos e infeliz com as próprias carreiras.
O problema é que a solução também não é fácil. E nem sempre está em uma mudança de emprego ou carreira. Isso porque as raízes para a insatisfação podem ser mais profundas e necessitam de uma minuciosa revisão da maneira como cada um enxerga a própria vida e a si mesmo.
Mas, para além deste processo de parar e reorganizar alguns conceitos dentro de si, de acordo com especialistas, há algumas medidas práticas a adotar ainda hoje para estimular os motivos para ter um sorriso firme no rosto – mesmo durante o expediente. Veja quais são elas:

1- Durma e faça exercícios físicos

Sem que perceba, a maneira como você lida com seu corpo influencia diretamente o seu bom humor no trabalho. “Cada pessoa tem uma auto regulação fisiológica própria de dopamina, serotonina e noradrenalina [neurotransmissores responsáveis pelo humor]”, diz Luis Fernando Garcia, autor do livro “Empresários no divã” (Editora Gente). “É como se uma pessoa estivesse com um Uno Mille e outro com uma Ferrari”, brinca.
Nas duas situações, ele afirma que é possível melhorar o “desempenho” do organismo em questões de humor. E o sono é um dos principais aliados para isso. “Se a gente dorme menos que seis horas, a intolerância e a inabilidade afetiva (oscilação de humor) tendem a ser maiores”, diz o especialista.
Mas dormir bem não é o bastante. É preciso encontrar espaço na agenda para praticar exercícios físicos, no mínimo, três vezes por semana. “A partir do 21º dia, os neurotransmissores começam a ser regulados”, afirma.

2- Pare 14 vezes por 3 minutos

O segredo para fazer mais em menos tempo não é seguir com suas atividades diárias sem parar um segundo sequer. Ao contrário: de acordo com especialistas, pausas curtas cronometradas ao longo do expediente podem ser fundamentais para melhorar a concentração e sensação de bem estar.

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