sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CLÍNICA SORRIBELO, REFERÊNCIA EM ODONTOLOGIA, EXPLICA COMO FUNCIONA O CLAREAMENTO DENTAL.

O mecanismo clareador é um processo complexo que é alvo de inúmeros estudos. O clareamento basicamente funciona com uma reação de oxidação dos pigmentos do dente. Ou seja, os peróxidos do gel clareador que têm sua composição H2O2 são instáveis e liberam oxigênio na estrutura dental. Esse oxigênio vai oxidando os pigmentos amarelados, que são compostos, basicamente, por cadeias carbônicas insaturadas, tornando os pigmentos mais claros, que são compostos por cadeias saturadas com grupos hidroxila (OH), até fazer a quebra desses em gás carbônico e água. Um exemplo comum de oxidação é a lenha queimando na lareira. Quando algo é queimado, é rapidamente transformado em gás carbônico, água e calor. A diferença para o clareamento é a velocidade da reação, que é mais lenta e produz substâncias intermediárias mais claras até converter tudo em gás carbônico e água.
Combinar os dois tipos. Esse procedimento é comumente utilizado para motivar o paciente, pois são feitas uma a duas aplicações no consultório, o que permite um resultado instantâneo, e o tratamento continua com o uso da moldeira em casa.
Quanto tempo dura um clareamento dos dentes? Os dentes escurecem depois de um tempo?
A durabilidade do clareamento dental depende em sua maior parte dos hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. Nos pacientes fumantes, que tomam muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, vinho tinto, açaí, o clareamento dental dura pouco, tendo que ser repetido uma vez por ano para se manter. Os pacientes que não têm esses hábitos podem repetir o tratamento a cada dois ou três anos. É importante salientar que, quando os dentes clareados escurecem, nunca mais voltam à cor original. De qualquer forma, o clareamento dental tem a finalidade de trazer a beleza ao sorriso e é um procedimento muito comum da estética dental, recomendado a todos.

RESTAURAÇÕES E CLAREAMENTO

O clareamento é frequentemente combinado com outros procedimentos estéticos restauradores como restaurações de resina, facetas e coroas. O clareamento é sempre oferecido antes, pois é impossível clarear as facetas e as coroas após sua confecção. Um prazo de uma a duas semanas deve ser aguardado após o clareamento antes de começar o tratamento restaurador, pois os agentes clareadores liberam oxigênio no dente o que prejudica as colagens das restaurações, ou seja, elas podem falhar e “cair” com maior facilidadade.
Aguardando esse período para o oxigênio sair do dente, existe também outro ponto positivo que é a estabilização da cor do dente o que permite que as restaurações sejam mais parecidas com ele. Se você tem restaurações nos dentes de trás (posteriores), como os molares, não há necessidade de troca, a não ser que elas não estejam adequadas, ou que você seja muito exigente. Caso tenha restaurações nos dentes da frente, com o clareamento elas destoarão, e você deve mantê-las de uma a duas semanas para então fazer o trabalho definitivo. Entretanto, é possível fazer restaurações provisórias antes deste prazo, mas é recomendado aguardar no mínimo 24 horas após o término do clareamento. Essas são considerações gerais e caberá ao seu dentista tomar a conduta adequada para o seu caso.

Veja abaixo o que não é possível fazer durante o tratamento de clareamento dental:
1. Não fumar;
2. Não tomar café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros, refrigerantes à base de cola (Coca/ Pepsi);
3. Não bochechar com soluções coloridas à base de álcool e clorexidina;
4. Não ingerir alimentos com pigmentos fortes como o açaí, molho
5. Informar o dentista caso haja sensibilidade dental ou gengival;
É importante a escovação prévia, bem como posterior ao tratamento diário, além da limpeza da moldeira.
O paciente deve se abster da ingestão de alimentos e bebidas enquanto estiver usando a moldeira com o gel clareador. Por isso recomendamos o protocolo noturno.
Dependendo de cada caso e dos hábitos do paciente, por volta de 1 a 3 anos pode haver um leve escurecimento que, caso seja desejo do paciente, pode ser facilmente revertido com uma semana de novo tratamento.



Fonte: Redação/AL
Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!