domingo, 6 de dezembro de 2015

PROTESTO: LAURO DE FREITAS PODERÁ PERDER INSTALAÇÕES DE UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES ESTADUAIS.

Google imagens
Nos últimos meses o blog Adilson Lima tem recebido queixas de alunos do Pusai – Polo Universitário Santo Amaro de Ipitanga, que por meio da UNEB disponibiliza cursos de graduação pós-graduação e extensão.  As reivindicações dos alunos estão relacionadas à possível transferência das instalações da UNEB para a Sede da Instituição que fica localizada no bairro do Cabula, em Salvador. O problema caso a mudança de endereço ocorra está na culminância de transtornos logísticos, isto é, para dar continuidade aos seus estudos teriam que se loco
mover para outra Cidade ou optar em cancelar a matrícula.

Em entrevista para o Site “A Tribuna”, o coordenador geral da Unidade Acadêmica de Educação à Distância (Unead) da Uneb e coordenador acadêmico administrativo do Pusai, Jader Magalhães, informou que a universidade quer investir na localidade, mas não tem liberdade para uma reforma de grande porte.

“Temos um convênio com a prefeitura, onde o município fez um termo de sessão para que a universidade ocupasse o polo durante 20 anos. Já se passaram três, temos mais 17 anos de ocupação. A gente precisaria ter uma definição. Hoje é cedido, mas a universidade tem interesse em ter a propriedade do prédio, porque aí poderíamos fazer um investimento para ampliar. Nós estamos impedidos de construir, fazer reformas significativas, por causa da questão da propriedade”, explicou.
De acordo com ele, a Uneb demonstra constante interesse em torna-se proprietária das instalações em questão. No entanto, ainda não obteve uma resposta positiva da SEMED. “O secretário colocou uma série de questões com relação ao próprio terreno, de que tinham alguns litígios na área. Não ficou bem claro, mas que existem litígios da parte imobiliária, que tentaria solucionar, mas que não seria de curto prazo”, destacou.

Hoje, o Pusai enfrenta problemas de estrutura e da falta de capinagem na área externa. “Para a gente prejudica, porque a estrutura vai degradando. Vamos fazendo pequenas reformas, mas sem conseguir ir muito além. Em questão de demanda, a gente sente necessidade de uma articulação maior com o município, em termos de parcerias, de suporte para a estrutura física do local. Existe uma colaboração da prefeitura, mas não tem regularidade. Uma delas é em relação à limpeza do espaço”, ressaltou Jader Magalhães.

Outra demanda antiga da instituição é quanto ao transporte, haja vista que ponto de ônibus mais próximo fica localizado na Avenida Luís Tarquino, em frente à União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).

Mudança de endereço

A assessoria de comunicação do secretario municipal de Educação e Cultura de Lauro de Freitas, Marcelo Abreu, informou que o secretario está atento procurando solução e negociando a transferência das instalações da UNEB para o poder municipal. Afirmou também que não há impasse por parte da atual administração municipal, no entanto, relata que o tumulto gerado foi causado por conta de uma má administração dos gestores anteriores, pois não se deram conta dos pagamentos vencidos referentes aos alugueis do espaço e, também, por ignorar as dividas durante todos esses anos com o proprietário do espaço em questão.

O blog Adilson Lima repudia qualquer deslize ou descaso dos órgãos competentes quanto às questões que envolvem educação, formação profissional e qualquer que seja os assuntos de interesses da população. Deixamos aqui a nossa bronca a respeito dessa vergonha, “Ação de Despejo dos alunos da UNEB”.  Uma cidade como Lauro de Freitas que é uma referencia na economia se comparando às demais Cidades do estado, com um poder de arrecadação altíssimo, com recursos suficientes, não tem cabimento! É um descaso com a nossa educação!!!  Devendo 9 milhões ao prédio do Pusai e os nossos guerreiros universitários correndo o risco de interromper os seus estudos por motivos dessa palhaçada!!!

O nosso apoio aos alunos da UNEB, por uma educação seria e de qualidade, por segurança, por transporte publico, por solução e por melhora a todo custo!!!

Compartilhe e deixe o seu comentário.

Por Adilson Lima
Postar um comentário

Na Realiza Cursos tem a profissão que coloca você no mercado de trabalho!