terça-feira, 8 de dezembro de 2015

QUERO APRENDER ELABORAR O MEU CURRÍCULO, MAS COMO FAÇO?

Está em dúvida se o seu currículo é atraente para os contratantes? Consultora dá 10 dicas de como “bombar” seu currículo.
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A elaboração do currículo é ponto-chave para o sucesso profissional, afinal, aquele é o primeiro contato do recrutador com o possível novo funcionário.

A psicóloga e consultora de treinamento e desenvolvimento de pessoas, Meiry Kamia, afirma que um dos erros mais comuns que os candidatos cometem é elaborar apenas um modelo de currículo e distribuí-lo para todas as empresas que aparecem na frente, sem levar em conta o perfil do cargo e às necessidades da empresa. “No desespero de conseguir um emprego os candidatos se esquecem de pontos essenciais como objetividade e clareza. Os profissionais que trabalham na área de seleção recebem centenas de currículos diariamente e quanto mais precisas forem as informações maiores são as chances de o candidato ser chamado para a entrevista”, elucida.

Sendo assim, é preciso personalizar o máximo possível o seu currículo para a vaga pretendida, enfatizando pontos positivos e competências que possam agregar valor à empresa contratante. Caso o candidato tenha muitas habilidades e possa se encaixar em diversos cargos, o melhor seria ter mais de um modelo de currículo, um para cada área, é o que explica a consultora.

Além disso, ela considera que o ponto mais importante ao procurar um emprego leve em consideração o seu ideal de vida, não procure um emprego qualquer apenas para conseguir dinheiro para pagar as contas. “Pense que terá que passar muitas horas e muitos dias de sua vida executando determinadas funções e que, se não houver prazer em tais ações, o desgaste emocional se tornará insuportável. Através do trabalho colocamos o nosso potencial de realização em prática, nos desenvolvemos e nos realizamos como pessoas.

Abaixo, ela dá algumas dicas para a estruturação do currículo, a fim de otimizar as informações e fazê-lo mais claro para o recrutador.

• Identificação: nacionalidade, idade, estado civil, endereço, telefone, celular e e-mail. O nome deve ser colocado centralizado no alto da folha, em fonte maior;

• Não é necessário escrever “Curriculum Vitae” no início do currículo;

• Objetivo: cargo ou área de interesse. Deve vir logo abaixo do item “Identificação”;

• Qualificação Profissional (resumo das competências): Síntese breve das competências;

• Valorize os conhecimentos adquiridos e conquistas realizadas;

• Escreva frases contendo verbos de ação, como, por exemplo, implantei, realizei, coordenei. As frases devem descrever sucintamente o que foi realizado e quais os resultados para a organização. Esta parte do currículo é muito importante, pois é nesse pequeno espaço que o selecionador se deterá mais para analisar se você tem ou não condições de concorrer à vaga;

• Formação Acadêmica: deve conter nome do curso, instituição, ano de conclusão. Começar pelo mais recente;

• Experiência Profissional: Colocar em ordem cronológica decrescente: Período (mês/ano de entrada e saída). Nome da empresa (ramo, faturamento, nº empregados), cidade e cargo (função). Caso não tenha trabalhado: enfatize a vida acadêmica. Ex.: representante de classe, membro de Diretório Acadêmico, etc. Atividades voluntárias e esportes também podem ser incluídos;

• Cursos Complementares: coloque os mais significativos – relacionados à vaga: nome, instituição, período. Iniciar pelo mais atual. Este item pode ser colocado após a experiência profissional caso os cursos, sob o olhar da vaga pretendida, pesem menos que a experiência;

• Conhecimento em Idiomas: descreva o nível de conhecimento (conversação, leitura e escrita);

• Conhecimento em Informática: descreva os softwares que domina e cursos (se tiver);

• Atividade voluntária: pode ser colocar em casos de pouca experiência. Ressalte as atividades que agreguem valor.

A pedido de alguns leitores estou disponibilizando o modelo de um currículo simples, espero que agregue de alguma forma e ajude você elaborar o seu próprio currículo, caso tenham alguma dúvida é só preencher o formulário do quadro " você pergunta Adilson Lima responde", que fica  localizando na barra lateral inferior a direita do blog.


CAROLINA CAROLINA CAROLINA
Brasileira, Casada, 44 anos
Trav. Nova Brasília, Nº 27, casa 4 – Bairro: Portão – Lauro de Freitas
Email: carolinaprofissional@gmail.com
Cel. (71) 900000000/900000000

OBJETIVO:
Atuar na área de Auxiliar de Produção.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Cursando 3º Ano do Ensino Medio/Noturno
Instituição: Colégio Estadual Rotary

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Treinamento de Orientação Profissional na Área de Produção
Empresa: BB Nuts Comercio e Importação de Produtos
Período: 6 meses
Carga Horária: 120h                                                                             
Ano: 2014 - 2014                                                                                                                        

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Auxiliar de Produção
Empresa: BB Nuts Comercio e Importação de Produtos                                                       Ano: 2011- 2015

Auxiliar de Produção
Empresa: ADM Bevervanso Plásticos                                                                                 Ano: 2011 - 2011   
HABILIDADES PROFISSIONAIS
Apresento habilidades as quais asseguro em tê-las, seguem abaixo: 
   Integridade;
   Coerência;
   Iniciativa;
   Compreensão,
   Relacionamentos/Pessoas;
   Trabalho em equipe;

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Durante os cinco anos que atuei na empresa anterior, desenvolvi competências e conhecimentos que me proporcionaram a certeza de estar preparada para encarar um desafio maior e, neste momento me colocar a com disposição para participar de uma entrevista pessoal, ocasião em que poderei apresentar pessoalmente às atribuições que serão executadas caso seja contemplada a fazer parte do quadro de funcionários desta empresa.


Por Adilson Lima e Paula Furlan
http://www.adilsonlima.com.br.
http://www.televendasecobranca.com.br/gestao/10-dicas-para-elaborar-um-curriculo-eficiente/
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