sábado, 7 de janeiro de 2017

5 chaves que abrirão as portas do mercado de trabalho para você


O blog Adilson Lima extraiu dicas importantes do Carreira & Sucesso (publicação digital da Catho) sobre currículo, qualificação profissional e tecnologia digital.

Anote as dicas e arrebente no mercado de trabalho.

Personalize o seu currículo

O currículo é o seu melhor amigo na hora de procurar um emprego, lembre-se sempre disso. Ortografia, dados obrigatórios e toda formatação necessária é sempre importante, mas o que mais pode chamar atenção? O que o deixará com a sua cara? Personalize-o e deixe o seu currículo muito mais chamativo. Você pode usar elementos da sua área de atuação, por exemplo que tal um design tipo jornal para área de comunicação, ou de bloco de notas para área de administração? Ouse!

Saiba contar a sua história

As entrevistas são sempre difíceis para você? Não sabe se está falando muito ou pouco. E se for em grupo, quando se pronunciar? Calma, o segredo é saber contar a sua história profissional. Que elementos da sua vida pessoal contribuíram para sua jornada profissional? O que você gostaria que as pessoas soubessem sobre sua carreira. Se possível escreva, narre os principais acertos e desafios, conquistas, anseios. Lembre-se ninguém melhor que você pode fazer isso.

Tenha objetivos

Sim, com o atual cenário do mercado de trabalho muitas vezes é preciso abrir mão de algumas preferências, mas isso não quer dizer que você deva escolher de olhos fechados. Tenha objetivos definidos e aumente muito as chances de encontrar a oportunidade certa. Não adianta encontrar um emprego para “tapar buracos”, começar algo pensando em seu fim não é honesto nem para você nem para quem irá te contratar.

Qualifique-se… mais um pouco

Nunca, sim parece cansativo pensar na ideia, mas nunca deixe de se qualificar. A internet facilitou muito a vida de profissionais quanto a isso. Existem diversos cursos on-line que permite mais flexibilidade, afinal é possível encontrar opções gratuitas e fazer em qualquer hora e lugar. Invista também em línguas e em áreas correlatas a sua. O importante é acumular conhecimento e estar sempre disposto a conhecer o novo. Lembre-se ainda há espaço, por isso prepare-se, pois, a concorrência pode estar mais qualificada que você.

Conecte-se

O mercado de trabalho é uma rede e por vezes pode ser bem pequena, por isso é importante manter relacionamento com amigos de faculdade, colegas de experiências anteriores, chefes, entre outros. Esteja em grupos de redes sociais que estimulam o networking. A internet pode ajudar, mas não dispense contatos diretos. Faça questão de ser lembrado.


Postar um comentário