quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

VENDEDOR: VOCÊ SABE IDENTIFICAR UM CLIENTE POTENCIAL?

A primeira etapa de qualquer processo de vendas é a qualificação do cliente. Todos os profissionais de marketing precisam saber claramente qual cliente o departamento de vendas deseja conquistar. Vivemos em uma era de personalização, desta forma é fundamental saber exatamente quem é seu cliente e em que estágio do processo de compra ele está.

É difícil compreender que nem todas as pessoas são seus clientes potenciais. Mas é importante reconhecer quem não tem potencial para não perder tempo, dinheiro e esforços. Antes de tudo, verifique se seu cliente potencial tem as seguintes condições:

1. Tem autoridade para se comprometer com a compra.

2. Tem capacidade de pagamento.

3. Tem urgência em adquirir o serviço ou produto.

4. Existe um processo de confiança entre vocês.

Precisamos identificar pelo menos duas dessas características para considerar alguém como um cliente potencial. Aos vendedores é importante identificar também as necessidades deste cliente para utilizá-las como argumentos a fim de satisfazer estas necessidades em forma de benefícios.

O que ocorre no processo de vendas é que o vendedor escuta muitos nãos de clientes sem potencial e acaba ficando desmotivado. É importante focar no problema, afinal todo cliente tem um problema a ser resolvido. Veja o quadro:

Hoje não existe mais vendedor que convença alguém a comprar o que não quer, os conceitos de vendas se atualizaram e não existe mais o “vendedor” e sim, “compradores” que escolhem seus vendedores. É fundamental ter a certeza que o cliente está fazendo uma boa compra. A venda hoje é consultiva.

Nada como as suas próprias experiências para traçar o perfil do cliente potencial, mas seguem algumas observações:

* Todo vendedor de alta performance precisa compreender o comportamento humano e suas naturezas.

* É importante se destacar da multidão para fazer ser ouvido. Vendedores que não conseguem se apresentar, desmotivam e perdem o foco.

* Saber diferenciar o cliente que está realmente ocupado daquele que está doido para ficar livre do vendedor.

* Se o vendedor for percebido como inconveniente pelo comprador, de fato ele é.

* Não existe compradores para vendedores que não sabem escutar.

Fechar a primeira venda é apenas o começo de um longo relacionamento, no qual a venda só se finaliza quando a próxima se inicia.

João Augusto
http://www.implantandomarketing.com/vendedor-voce-sabe-identificar-um-cliente-potencial/


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