domingo, 7 de maio de 2017

COMO MELHORAR A MINHA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Dicas importantes:


1. Tenha um propósito na vida

Descubra sua missão, sua razão de existir e a escreva em palavras simples e objetivas. Pode ser escrever um livro, plantar uma árvore ou ter um filho.

2. Comece tudo com um objetivo em mente
Guie-se por objetivos claros, específicos e por escrito. Defina um prazo final e a forma de alcançá-los passo a passo. Preparação é tudo.

3. Trabalhe em poucos e impactantes objetivos
Escolha no máximo três objetivos de trabalho e cinco para a vida pessoal. Em termos pessoais, defina um objetivo escrito para as áreas: 1. Finanças e Carreira, 2. Mental e Educacional, 3. Física e Saúde, 4. Familiar e Social, 5. Espiritual e Ética. Faça uma avaliação crítica desses objetivos respondendo à questão: se eu alcançar esses objetivos serei feliz? Se a resposta for afirmativa, você está no rumo e atende a seu propósito.

4. Comece o dia com prioridades definidas por escrito
Todo final do dia avalie sua performance, celebre o sucesso e replaneje ações não concluídas. A seguir, liste as prioridades (que devem refletir seus objetivos) do próximo dia. Suas prioridades devem incluir ações imperiosas como pagar uma conta, e ações importantes como elogiar, cumprimentar pelo aniversário.

5. Utilize-se de blocos de tempo
Aprenda a trabalhar por blocos de tempo. Avalie a melhor parte do dia para fazer telefonemas, preparar relatórios, visitar clientes, fazer reuniões etc. Discipline-se.

6. Utilize-se de lista de pendências
Para as pessoas com as quais mantém contatos regulares, aprenda a fazer uma lista de pendências. Você se reúne com elas diariamente, ou periodicamente, e atualiza a lista item a item. Ensine seus interlocutores a adotar, eles também, uma lista de pendências. Você evita ter de interrompê-las várias vezes ao dia, entrecortando o tempo delas e o seu.

7. Tenha uma agenda atualizada
Utilize-se de um único sistema: agenda de papel ou eletrônica (computador, palm-top, hand-held etc.). As agendas de papel ainda são as mais utilizadas e práticas para o dia-a-dia. Eu, pessoalmente, uso palm top, mas demorei-me a acostumar, pois a agenda de papel é mais prática e funcional. Os meios eletrônicos são mais precisos e eficazes.

8. Adote a teoria do ócio
Ser produtivo não é trabalhar duramente e sim sabiamente. Comece tirando uma hora por semana para refletir sobre suas metas. Vá aumentando gradativamente até atingir 2 a 4 horas por semana. Não fazer nada é fazer muito. Coloque numa folha de papel seus objetivos. Viaje para fora do escritório ou faça uma caminhada sozinho após o almoço. Leia com atenção seus objetivos, contextualize-se no cenário onde você e sua empresa se inserem, avalie tendências, concorrência, mercado, tecnologia, e veja o que está torto e o que está no rumo. E, fundamentalmente, pense nas pessoas com as quais trabalha e nas melhorias que deve implementar para torná-las produtivas. Estatísticas americanas afirmam que as pessoas podem ser, pelo menos, três vezes mais eficazes.

9. A sabedoria está no equilíbrio
Você não é um ter humano. É um ser humano. É preciso ser, para ter. Portanto, cuide de você, faça caminhadas diárias, exercícios regulares e a beta-endorfina se encarregará de dar melhor humor, energia e disposição e as forças do universo conspirarão a seu favor. Seu expediente diário de trabalho deve estar, no máximo, entre 8 a 10 horas diárias. Trabalhar em fins de semana deve ser rara exceção.

10. Esforce-se por resultados, não por perfeição.
Concentre-se em atividades que podem trazer alto retorno e descarte o resto. Para fazer bem feito o que precisa ser feito, é preciso proteger o tempo, concentrar-se e ter foco. Capriche sempre, mas não exagere nas perfumarias. Resultados é a palavra que deve inundar sua mente.

Autor: Hamilton Bueno (uma das maiores autoridades brasileiras no assunto. Seus livros já venderam mais de 45 mil exemplares e ele já treinou mais de 22.600 profissionais)

Postado por Cecilia
site http://cantinhodoestudante.blogspot.com.br/2008/03/como-ser-mais-produtivo-no-trabalho.html
Postar um comentário