Em um ambiente que as cobranças
por resultados são constantes e as exigências por melhores desempenhos aumentam
a cada dia, é recomendado, que, para a organização ter sucesso é necessário que
tire do papel os seus códigos de ética e exponha abertamente a sua visão,
missão e objetivos para que os colaboradores entendam a cultura da empresa e se
adéquem ao trabalho e, claro, adotem as boas práticas e atitudes positivas de
acordo com o que foi estabelecido pela organização.
Destacamos algumas habilidades comportamentais que fazem a diferença na vida de qualquer profissional, veja abaixo:
Destacamos algumas habilidades comportamentais que fazem a diferença na vida de qualquer profissional, veja abaixo:
1. Pontualidade
Muitos profissionais promovem a
sua imagem justamente por se atentarem a esse diferencial disciplinar que é a
pontualidade. Às vezes no dia a dia atitudes simples como ser pontual nos
prazos, evitar atrasos nas reuniões ou nos horários de trabalho pode demonstrar
o nível de responsabilidade e comprometimento de um determinado colaborador na
empresa. Tem funcionário que pensa pequeno, geralmente não compreende a
necessidade de se planejar e por esse e outros motivos não consegue se precaver
dos imprevistos ou não se sacrifica para fazer a coisa certa. O não cumprimento desse fundamento básico
demonstra fraquezas e pode comprometer o futuro do colaborador na empresa.
2. Flexibilidade
Ser flexível, reconhecer que em
um trabalho em equipe é normal que um colega encontre ideias melhores que a
sua; aceitar feedback, saber escutar, aprender lidar com as críticas, controlar
a emoção e ter equilíbrio quando for confrontado. A flexibilidade é uma das
qualidades mais importantes que um líder pode ter, e quem a possui, é, com
certeza, um profissional experiente e equilibrado nas tomadas de decisões. Ousamos dizer que ninguém pode ser
considerado bom o suficiente se não tiver em si tal qualidade. Age com “atitude
interior” aquele que ativa a inteligência emocional e aborta a ação de impulsos
de atitudes impensadas.
3. Vestir a camisa da empresa
É óbvio, todos sabem a empresa
por mais que seja compreendida com o que vemos na sua estrutura física, o que
de fato a faz existir são as pessoas que nela trabalham e se superam assertivamente. Não se constrói uma empresa 100% com
funcionários 50% e vice-versa, mas no contexto que nos referido compete ao
colaborador dar o melhor de si para que a empresa se destaque perante os seus
concorrentes. O colaborador que veste a camisa da empresa não só cresce, mas,
principalmente, constrói a sua empregabilidade.
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Por: Adilson Lima/Fonte:
www.realizacurso.com.br
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