Mercado de Trabalho

CONHEÇA O PASSO A PASSO DE COMO ELABORAR UM CURRÍCULO
JULIANA MASCARENHAS PEREIRA [Fonte 14, Times New Roman, Centralizado]

[Fonte 12, Times New Roman, Centralizado]
Brasileira -22 anos – Solteira
Rua Jose dos Santos Rodrigues, N 345 – Jardim Metrópole Lauro de Freitas –BA – CEP: 42700-00
Contatos: 71 9 9999-9999 - Email: julianaprofissional@gmail.com

[Fonte12, Times New Roman, Centralizado, Negrito]
OBJETIVO PROFISSIONAL: Secretaria

FORMAÇÃO ACADÊMICA [Fonte 12, Times New Roman, Justificado, Negrito]
[Fonte 12, Times New Roman, Justificado]
Secretariado  Executivo
Universidade da Vida – Tiririca da Serra – SP
Início: 2009
Conclusão: 2011
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO [Fonte 12, Times New Roman, Justificado, Negrito ]
[Fonte 12, Times New Roman, Justificado]
Curso de Secretariado
Carga Horária: 120 horas
Instituição de ensino: KB Formação Profissional – Tiririca da Serra – SP
Período: 01/2009 a 11/2010
Cursos de Informática: Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Power Point, Microsoft Access, internet.
Instituição de ensino: KB Formação Profissional – Tiririca da Serra – SP
Período: 01/2008 a 11/2008
EXPERIENCIA PROFISSIONAL [Fonte 12, Times New Roman, Justificado, Negrito]

[Fonte 12, Times New Roman, Justificado, Negrito]
Clinica Santa serra da Tiririca
Função: Recepcionais
Período: 2008 a 2010

Principais atividades desenvolvidas: Atendimento telefônico, recepção de Clientes, organização de agendas, dentre outras.


FUI CHAMADO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, E AGORA?
Você enviou seu currículo, tinha o perfil da vaga e agora vai fazer sua entrevista de emprego. Não se sente preparado ou preparada ? Fique tranquilo, temos 7 dicas rápidas para você.
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Prepare-se bem para a sua Entrevista de Emprego
Está chegando o grande dia.. você produziu seu currículo, enviou e torceu. Você recebeu um telefonema, a entrevista de emprego está marcada e é hora de encarar o entrevistador (ou banca de entrevistadores) de frente. Embora o seu grande objetivo fosse conseguir essa oportunidade, agora que o sonho está prestes a se tornar realidade você não se sente confiante o bastante. Se este é o seu caso, não fique nervoso. Saiba que esta situação é mais comum do que você imagina.
A ansiedade antes da entrevista de emprego é um muito comum, principalmente para quem vai fazer a sua primeira entrevista. Porém, é preciso ficar atento: o nervosismo na hora da entrevista de emprego e a falta de preparação podem demonstrar imaturidade e derrubar candidatos muito bons.
Mas como adquirir mais confiança ou se sentir mais bem preparado restando apenas pouco tempo para a entrevista ? A resposta é simples: preparação e orientação. Quando enfrentamos uma situação nova ou de grande pressão, estar bem preparado é um fator chave. Confira abaixo uma lista com 7 dicas simples e diretas para se preparar bem para sua entrevista de emprego:
1. Currículo: Mantenha o documento atualizado e tenha-o em mãos para a entrevista de emprego
É essencial manter o seu currículo sempre atualizado. Não o encare como se fosse uma grande lista onde você discrimina todo e qualquer tipo de experiência profissional que você teve. O recrutador tem pouquíssimo tempo para dar atenção ao seu currículo. Por isso ele deve ser o mais breve, conciso e convincente possível.
É importante também levar consigo uma cópia do seu currículo para poder ler e discutir juntamente com o entrevistador. Conheça bem o documento que você escreveu.
2. Um dia antes da entrevista de emprego, mantenha a rotina
Por mais ansioso ou ansiosa que você esteja, é interessante ter uma coisa em mente: possivelmente esta não vai ser a sua última entrevista de emprego, essa empresa não é o único lugar do mundo onde você pode trabalhar. Você ainda tem muita experiência para adquirir, esse momento é apenas mais um desafio.
Isso mesmo, seja realista, seja simples: é apenas mais um desafio pelo qual você vai ter que passar. Não perca o sono por causa da entrevista, não perca o apetite, não coma demais, mantenha a sua rotinas.
3. Conheça o local da entrevista e evite contratempos
Assim que você for chamado para realizar uma entrevista de emprego, visite o local uns dias antes. Conhecendo pessoalmente o local onde será feita a entrevista e o trajeto para chegar até lá, você fica com uma preocupação a menos.
Planeje a melhor maneira de chegar e evite chegar atrasado na sua entrevista. Tenha sempre em mente que a avaliação do candidato começa bem antes da entrevista de emprego em si, um candidato que chega atrasado na própria entrevista passa uma imagem negativa ao entrevistador. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, entre em contato o quanto antes e avise o entrevistador. Assim ele pode se organizar e dizer se vai poder esperá-lo ou se prefere marcar um outro dia.
O ideal é chegar entre 10 e 15 minutos antes do horário previsto.
4. Conheça a empresa onde você vai fazer a entrevista de emprego
Se você enviou um currículo e planeja trabalhar em uma empresa, o entrevistador pressupõe que você conhece (ou pelo menos deveria conhecer) bem aquela empresa e aquele mercado. Sempre que você for realizar uma entrevista de emprego, procure se informar sobre a empresa, conheça a sua cultura, o modo como atua, seus produtos e serviços.
Conhecer bem aquele que poderá ser seu futuro emprego também evita surpresas desagradáveis. Se você for uma pessoa tradicional, não vai se sentir à vontade em uma empresa com métodos de trabalho menos ortodoxos. Da mesma forma, se você tiver um perfil mais inovador pode se sentir desconfortável trabalhando em uma empresa menos aberta e mais burocrática.
Uma das melhores maneiras de causar uma boa impressão no entrevistador é demonstrar conhecimento sobre a empresa e o mercado onde ela atua, isso demonstra interesse do candidato por aquela vaga.
5. Roupa para a entrevista de emprego: use o bom senso
Escolha a roupa que você vai usar na entrevista de emprego com bom senso e já deixe tudo preparado anteriormente. Obviamente, o mais importante é sempre o conteúdo, suas respostas e suas atitudes, mas uma roupa inadequada e uma aparência relaxada podem causar uma péssima impressão.
Procure se vestir de acordo com a imagem e o ambiente da empresa.
6. Empregos anteriores: seja imparcial
Sempre que o entrevistador perguntar sobre o seu emprego anterior, seja imparcial, nunca demonstre emoções infladas. Jamais fale mal do seu antigo chefe, dos seus colegas de trabalho, do ambiente da empresa ou de qualquer aspecto relativo aos empregos anteriores durante a sua entrevista de emprego. Seu entrevistador não está interessado em seus antigos conflitos pessoais.
7. Atitude na entrevista de emprego: seja profissional
Em relação à atitude durante a entrevista de emprego seja o mais profissional possível, você está em um ambiente de trabalho. Evite humor desnecessário, fuja de piadas, anedotas e palavrões. Caso o próprio entrevistador usar do recurso do humor, sorria, mas jamais use artifícios como risada forçada. Seja sério, simples e direto.
Responda as perguntas de modo natural, jamais tente enrolar o entrevistador de qualquer maneira. Sempre que o entrevistador der espaço para a realização de perguntas durante a entrevista de emprego, faça-as. Deste modo você demonstra que está prestando atenção na conversa e que está focado.


Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/emprego/fui-chamado-entrevista-emprego-e-agora/


ESTÁ EM DÚVIDA SE O SEU CURRÍCULO É ATRAENTE PARA OS CONTRATANTES? CONSULTORA DÁ 10 DICAS DE COMO “BOMBAR” SEU CURRÍCULO.
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A elaboração do currículo é ponto-chave para o sucesso profissional, afinal, aquele é o primeiro contato do recrutador com o possível novo funcionário.

A psicóloga e consultora de treinamento e desenvolvimento de pessoas, Meiry Kamia, afirma que um dos erros mais comuns que os candidatos cometem é elaborar apenas um modelo de currículo e distribuí-lo para todas as empresas que aparecem na frente, sem levar em conta o perfil do cargo e às necessidades da empresa. “No desespero de conseguir um emprego os candidatos se esquecem de pontos essenciais como objetividade e clareza. Os profissionais que trabalham na área de seleção recebem centenas de currículos diariamente e quanto mais precisas forem as informações maiores são as chances de o candidato ser chamado para a entrevista”, elucida.

Sendo assim, é preciso personalizar o máximo possível o seu currículo para a vaga pretendida, enfatizando pontos positivos e competências que possam agregar valor à empresa contratante. Caso o candidato tenha muitas habilidades e possa se encaixar em diversos cargos, o melhor seria ter mais de um modelo de currículo, um para cada área, é o que explica a consultora.

Além disso, ela considera que o ponto mais importante ao procurar um emprego leve em consideração o seu ideal de vida, não procure um emprego qualquer apenas para conseguir dinheiro para pagar as contas. “Pense que terá que passar muitas horas e muitos dias de sua vida executando determinadas funções e que, se não houver prazer em tais ações, o desgaste emocional se tornará insuportável. Através do trabalho colocamos o nosso potencial de realização em prática, nos desenvolvemos e nos realizamos como pessoas.

Abaixo, ela dá algumas dicas para a estruturação do currículo, a fim de otimizar as informações e fazê-lo mais claro para o recrutador.

• Identificação: nacionalidade, idade, estado civil, endereço, telefone, celular e e-mail. O nome deve ser colocado centralizado no alto da folha, em fonte maior;

• Não é necessário escrever “Curriculum Vitae” no início do currículo;

• Objetivo: cargo ou área de interesse. Deve vir logo abaixo do item “Identificação”;

• Qualificação Profissional (resumo das competências): Síntese breve das competências;

• Valorize os conhecimentos adquiridos e conquistas realizadas;

• Escreva frases contendo verbos de ação, como, por exemplo, implantei, realizei, coordenei. As frases devem descrever sucintamente o que foi realizado e quais os resultados para a organização. Esta parte do currículo é muito importante, pois é nesse pequeno espaço que o selecionador se deterá mais para analisar se você tem ou não condições de concorrer à vaga;

• Formação Acadêmica: deve conter nome do curso, instituição, ano de conclusão. Começar pelo mais recente;

• Experiência Profissional: Colocar em ordem cronológica decrescente: Período (mês/ano de entrada e saída). Nome da empresa (ramo, faturamento, nº empregados), cidade e cargo (função). Caso não tenha trabalhado: enfatize a vida acadêmica. Ex.: representante de classe, membro de Diretório Acadêmico, etc. Atividades voluntárias e esportes também podem ser incluídos;

• Cursos Complementares: coloque os mais significativos – relacionados à vaga: nome, instituição, período. Iniciar pelo mais atual. Este item pode ser colocado após a experiência profissional caso os cursos, sob o olhar da vaga pretendida, pesem menos que a experiência;

• Conhecimento em Idiomas: descreva o nível de conhecimento (conversação, leitura e escrita);

• Conhecimento em Informática: descreva os softwares que domina e cursos (se tiver);

• Atividade voluntária: pode ser colocar em casos de pouca experiência. Ressalte as atividades que agreguem valor.


CAROLINA CAROLINA CAROLINA
Brasileira, Casada, 44 anos
Trav. Nova Brasília, Nº 27, casa 4 – Bairro: Portão – Lauro de Freitas
Email: carolinaprofissional@gmail.com
Cel. (71) 900000000/900000000


OBJETIVO:
Atuar na área de Auxiliar de Produção.


FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Cursando 3º Ano do Ensino Medio/Noturno
Instituição: Colégio Estadual Rotary


FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Treinamento de Orientação Profissional na Área de Produção                    
Empresa: BB Nuts Comercio e Importação de Produtos
Período: 6 meses
Carga Horári: 120h                                                                                  Ano: 2014 - 2014 
                                                                                                                   
                                                                                              
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Consultor Comercial
Empresa: REAIZA CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIOANL        Ano: 2010- 2011           


Auxiliar de Produção
Empresa: BB NUTS COMERCIO E IMP. DE PRODUTOS                    Ano: 2011- 2015

Auxiliar de Produção
Empresa: ADM JAGUAR PLÁSTICOS                                                 Ano: 2011 – 2011                                 


HABILIDADES PROFISSIONAIS

Apresento habilidades as quais asseguro colocá-las em prática com segurança e compromisso. São elas:
Integridade; Coerência; Iniciativa; Compreensão; Relacionamentos/Pessoas; Trabalho em equipe;

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


Durante os cinco anos que atuei na empresa anterior desenvolvi competências e conhecimentos que me proporcionaram a certeza de estar preparada para encarar um desafio maior, e neste momento me colocar à disposição para participar de uma entrevista pessoal, ocasião em que poderei apresentar as minha qualificações pessoais e profissionais.




Por Adilson Lima e Paula Furlan
http://www.adilsonlima.com.br.
http://www.televendasecobranca.com.br/gestao/10-dicas-para-elaborar-um-curriculo-eficiente/


A personalidade nas unhas
Unhas
Toda mulher sabe que a saúde das mãos e, principalmente, das unhas fazem um grande diferencial na questão de aparência e higiene. Porém, além destes fatores, as unhas podem dizer muito sobre as profissionais.
Algumas questões de códigos de vestimenta e cores estão mudando dentro das empresas, permitindo a mulher ser mais autêntica em seu estilo. “Acredito que as empresas estão mudando, antes elas eram bem rígidas e o permitido mesmo era o branquinho básico; no máximo um rosa pálido.
Hoje, mesmo empresas mais formais que possuem ‘dress code’ definidos já estão permitindo algumas cores como tons de vermelhos não tão gritantes. Porém, aconselho a sempre conhecer bem o código de vestimenta da empresa para não existir equívoco”, explica Claudia Mattos, consultora de imagem e estilo.
As unhas compõe a imagem e transmitem a personalidade. Certos segmentos de mercado pedem escolhas de acessórios e roupas mais sérias e mais tradicionais. As áreas jurídicafinanceira, de consultoria e auditoria e de seguros normalmente exigem algo mais neutro e sóbrio.
Mercados menos formais, e que lidam com criação, esportes, beleza, entre outros, são ambientes mais descontraídos e permitem maior liberdade na aparência. Para esta ocasião, um esmalte diferente pode demonstrar criatividade e ousadia, e isso pode ser desejável nessas funções. É esperado que alguém que se apresente como uma pessoa com essas características use acessórios diferenciados e menos óbvios.
“Se a entrevista é para uma vaga na área de moda, ou do segmento de cosméticos, é esperado que o candidato conheça os últimos lançamentos, esteja antenado. Nesse caso, um esmalte da última coleção, recém-lançado, pode demonstrar ao entrevistador que o candidato realmente pratica seu discurso”, afirma Daniella Brilha, Diretora de Marketing da Risqué.
De forma geral, a regra é que as unhas devem estar sempre limpas e bem cuidadas durante uma entrevista. Se estiverem esmaltadas, deve-se ter cuidado para que estejam impecáveis.
A relação de formato das unhas com a personalidade
Para Claudia Mattos, os formatos das unhas dizem muito sobre a personalidade da mulher. Segundo estudos de quirologia (estudos das mãos) as unhas podem dizer que:
·         Unha com o formato quadrado: são pessoas normalmente críticas e observadoras.
·         Unhas em formato amêndoa (oval): são sonhadoras e sensíveis, às vezes mudam a verdade e apresentam dificuldade para se aventurar na área financeira.
·         Unha concha: são normalmente pessoas mais nervosas, mais dramáticas e ansiosas.
·         Unha espaçosa: possuem temperamento forte.
·         Unha estreita: são, normalmente, pessoas mais frias.
Segundo Daniella, especialistas em comportamento atribuem, muitas vezes, o formato das unhas da mulher à sua personalidade, mas, a Risqué prefere relacionar a personalidade das mulheres às cores.  “Independente do formato das unhas, ou seu comprimento, as mulheres se sentem completamente seguras para utilizar a cor que melhor transmite e comunica o seu estilo”, conclui.



Fonte: Portal Carreira & Sucesso  

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